top of page

Alergias de pele

Também conhecidas como Dermatites de Contato (DC). Podem ser causadas por irritação local à pele em contato com a substância nociva (DC irritativa), ou por processos verdadeiramente alérgicos (DC alérgica) que podem levar a lesões crônicas. O tratamento inicia pela identificação e afastamento do agente causador, além de cuidados e medicações prescritos pelo médico assistente. Se necessários, podem ser solicitados exames, como o Teste de Contato (“patch test”).

Molusco

contagioso

É caracterizado pelo surgimento de pápulas (bolinhas) cor da pele ou avermelhadas na pele das crianças. Em geral causa pouco ou nenhum sintoma. É causado por vírus da família Poxviridae e transmitido entre as crianças pelo contato com a pele. O tratamento pode ser feito com medicações ou através da curetagem, feita pelo médico dermatologista.

É caracterizado pelo surgimento de pápulas (bolinhas) cor da pele ou avermelhadas na pele das crianças. Em geral causa pouco ou nenhum sintoma. É causado por vírus da família Poxviridae e transmitido entre as crianças pelo contato com a pele. O tratamento pode ser feito com medicações ou através da curetagem, feita pelo médico dermatologista.

Verrugas vulgares

São pápulas (bolinhas) cor da pele, de aspecto verrucoso, que aparecem geralmente nas mãos, mas podem surgir em outras partes do corpo. São causadas pelo vírus HPV e transmitidas entre pessoas pelo contato. O tratamento inclui medicações aplicadas no local, cauterização química (por exemplo com ácido nítrico) e crioterapia.

Prurigo estrófulo (alergia a picada de inseto)

Bastante comum em crianças, é uma reação de hipersensibilidade a substâncias da saliva de insetos. As picadas causam prurido (coceira) intenso e pode levar a cicatrizes. O tratamento é focado na prevenção das picadas e na utilização de medicações tópicas e por via oral, evitando a evolução para cicatrizes.

Acne

Cravos e espinhas são bastante comuns entre adolescentes. Isso não significa que não devem ser tratados! O tratamento iniciado precocemente reduz a chance de haver cicatrizes de pele no futuro, além de promover melhora na qualidade de vida e autoestima destes pacientes. Sabonetes específicos, produtos de aplicação tópica e medicações orais podem ser indicados, dependendo do caso.

Nevos

melanocíticos

São as conhecidas “pintas de beleza”, que podem estar presentes ao nascimento ou surgirem ao longo da infância. Possuem variados tamanhos e devem ser avaliadas ao menos anualmente com a realização da Dermatoscopia - aparelho que permite o aumento da lesão para melhor avaliação do padrão de pigmentação e de características que possam indicar a retirada ou acompanhamento mais frequente da lesão.

Nevos hipercrômicos

e nevos hipocrômicos

São manchas de formato irregular mais pigmentadas que a pele (hipercrômicos) ou menos pigmentadas (hipocrômicos). Em geral não causam sintomas e acompanhando o crescimento da criança. Não é necessário tratamento.

Vitiligo

Doença autoimune que leva à perda de pigmentações em algumas regiões da pele, causando manchas brancas de formatos irregulares. Predominam em regiões de atrito (joelhos, cotovelos) e na face, mas podem surgir em qualquer área corporal. O tratamento pode ser realizado com medicações de uso tópico ou oral, além de fototerapia. 

Dermatite atópica

É a alteração genética da barreira da pele, que leva ao ressecamento e ao surgimento de lesões que causam coceira, vermelhidão, descamação e eventualmente feridas. Em cada idade as alterações de pele se manifestam de uma maneira específica. O tratamento envolve a indicação de hidratantes adequados, além de medicações de uso tópico e oral, dependendo do caso.

Psoríase

Doença inflamatória que causa lesões descamativas e com vermelhidão no couro cabeludo e em regiões de atrito, como joelhos e cotovelos, além de outras formas clínicas. Pode surgir na infância inicial ou adolescência. O tratamento envolve medicações de uso tópico ou oral dependendo do caso. 

Hemangiomas e Lesões Vasculares

São manchas ou tumores avermelhados ou arroxeados que podem estar presentes na pele do bebê ao nascimento ou aparecer nos primeiros dias ou meses de vida.


O diagnóstico correto é de extrema importância, pois os tratamentos são específicos para cada tipo de lesão.

bottom of page